RAFAELA RITTER - ARQUITETA

NOTÍCIAS

Como funciona a avaliação de ativos imobilizados?

foto

A avaliação de bens gera vantagens para a empresa. Entenda.

Organizar as informações e os dados de sua empresa é essencial para ajudar a manter as contas e os projetos da corporação atualizados. Mas, um dos principais fatores para gerar valor no mercado é saber administrar e contabilizar seus ativos imobilizados.

Os ativos imobilizados se referem ao conjunto de bens pertencentes às atividades da empresa. Segundo a Lei Lei 6.404/76, artigo 179, eles abrangem os imóveis onde estão instaladas as sedes e áreas operacionais da empresa (edificação onde se encontra a fábrica ou o setor administrativo, terrenos, construções, plantações etc). Abrangem ainda objetos como máquinas, equipamentos, móveis, suportes de instalação de máquinas, ferramentas, veículos, como carros e caminhões, e tudo mais que a empresa utilizar para extrair ou transformar matéria-prima e projetos em produto ou serviço.

Numa visão geral, é necessário compreender que todas as instalações, edificações, terrenos, máquinas, ferramentas e veículos podem pertencer a uma pequena empresa, mesmo que ela utilize somente uma sala e um computador. E, claro, compreendem também as grandes corporações, com edifícios e complexas séries de equipamentos em diferentes estados e países.

 

Como organizar e avaliar ativos imobilizados

 

Para organizar e avaliar ativos imobilizados, é necessária a contratação de empresas especializadas nessa modalidade. "Empresas de diferentes segmentos, porte e importância no mercado precisam avaliar os seus ativos imobilizados para manter a saúde financeira administrativa e fiscal de seus investimentos", diz Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias .

A empresa presta o serviço de avaliação de imóveis em áreas urbanas e rurais, assim como avaliação de ativos imobilizados. Primeiro, há um processo de levantamento de dados realizados junto ao cliente para precisar o valor de mercado de todos os bens, incluindo o direito que a empresa possui sobre os mesmos. Além dos bens imóveis tangíveis, a avaliação também abrange bens intangíveis, como marcas, patentes, fundo de comércio, registro de clientes, entre outros.

A partir dos estudos da Nero Perícias, há relatos de grandes empresas nas quais seus diretores e presidentes não sabiam, por exemplo, quantos computadores e máquinas o edifício da empresa mantém instalados.

 

"Para otimizar os investimentos e reduzir custos operacionais, é fundamental que a empresa avalie, calcule e planeje o valor, o preço e as perdas que um edifício, máquina ou ferramenta podem gerar anualmente para a corporação", completa Correia.

 

O processo de avaliação de imóveis é realizado por peritos avaliadores de imóveis . O resultado dessa avaliação anual amplia a visão dos gestores da empresa a respeito dos custos que podem ser cortados e de possíveis oportunidades de reaproveitamento de espaços e máquinas.

 

"Quando uma empresa mantém a avaliação anual de seus imóveis tangíveis e intangíveis, ela gera uma nova força em seu ambiente interno de negócios que lhe permitirá reduzir custos, desperdícios e atualizar suas instalações produtivas", destaca Correia.

 

As vantagens de realizar a avaliação de ativos imobilizados anualmente

- Ao calcular os bens tangíveis e intangíveis, a empresa renova o seu planejamento interno e todo o cálculo de depreciação e reposição de equipamentos;

- Em caso de troca de equipamentos, a empresa pode vender os equipamentos anteriores para uma outra empresa menor, conseguindo ainda planejar com menor custo a aquisição e instalação de novos equipamentos mais atualizados para a melhoria de seus processos de produção;

- Em relação à avaliação de imóveis, como sala corporativa, terrenos ou edifícios da empresa, o processo de avaliação pode ajudar a reduzir custos com utilização de espaços desnecessários ou expansão de espaços de trabalho para instalação de novas máquinas e computadores;

- Possibilita maior controle sobre todos os ativos, gera redução de custos e transparência fiscal, com possível abatimento de impostos em processo de manutenção ou renovação dos imóveis da empresa;

- O balanço e a renovação patrimoniais geram organização de dados, redução de custos e de despesas. O processo abre novas possibilidades de investimentos e de capacidade produtiva no mercado. Portanto, a avaliação de ativos imobilizados é essencial para uma empresa se tornar competitiva e sempre renovável.

 

 

Rua Fabricio Pilar n. 740 406
90450-040 Porto Alegre RS

CAU empresa: A92282

Desenvolvido por: EncodeWeb