RAFAELA RITTER - ARQUITETA

NOTÍCIAS

Demolição do prédio da Cesa em Caxias do Sul

foto

As estruturas do complexo da antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), às margens da RSC-453, em Caxias do Sul, não sobreviveram ao processo de análise sobre seu possível valor histórico. A edificação virou escombros no final de março. A área foi comprada por uma empresa de lojas de departamento para instalação de nova filial em parceria com outra rede que já atua no estado.

Nota de pesar

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), sabedor da relevância e magnitude da obra do engenheiro-arquiteto Eládio Dieste em toda a América do Sul, lamenta a demolição do único exemplar arquitetônico deste arquiteto em Caxias do Sul.

 

A triste notícia de que os pavilhões haviam sido demolidos sem passar pela avaliação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) nos faz entender que a memória de uma cidade e o valor de um edifício não podem ser medidos pelo tempo de existência.

 

Projetado em 1973, não precisou ser avaliado, mesmo sendo o único exemplar da cidade que utilizava a técnica de cerâmica armada projetada por Eládio Dieste. A esbeltez da estrutura e a plasticidade das abóbadas valiam mais que o pedaço de terra onde estava localizado.

 

Acreditamos que o patrimônio não pode ser tratado como inibidor do progresso, vide exemplos em todo mundo e agora até na própria Caxias do Sul, como o “centro gastronômico” Fabricca, que trouxe um novo uso para um exemplar antigo com excelentes repercussões.

 

Neste momento, o CAU/RS se solidariza com todos os caxienses que perderam a oportunidade de ter mais um espaço de valor na sua cidade, valor este que não pode ser medido somente através das cifras, mas que deve ser medido também na satisfação e oportunidade de uma vida mais rica de experiências e fruição.

Rua Fabricio Pilar n. 740 406
90450-040 Porto Alegre RS

CAU empresa: A92282

Desenvolvido por: EncodeWeb